Ave Símbolo
Home » Ave Símbolo

Saíra-militar

Brusque/SC


A Saíra-militar (Tangara cyanocephala) foi eleita pela população brusquense, com 12.923 votos, no segundo semestre de 2009, através de uma consulta popular – em um processo que envolveu aproximadamente 25% da população do município. A votação para a escolha da ave, como um dos símbolos do município, foi realizada com o uso de 84 urnas distribuídas em escolas e outros pontos de grande circulação do município e também contou com a votação eletrônica através da internet. O sucesso da ação foi comprovado através dos 25.501 votos, no total.

A Saíra-militar é uma ave de grande beleza, que pode ser observada freqüentemente em Brusque. Ela tem cerca de onze centímetros de comprimento e é facilmente reconhecida pelo seu “lenço” vermelho em volta do pescoço.

A escolha da Ave Símbolo foi uma iniciativa do Grupo UNIASSELVI / Assevim e do jornal Município Dia-a-dia, que procurou o COAVE para a coordenação dos trabalhos. Outras entidades também colaboraram para a realização da eleição: RPPN Chácara Edith, Parque Zoobotânico de Brusque, Prefeitura Municipal de Brusque, SDR de Brusque e Câmara de Vereadores de Brusque.

A oficialização do símbolo ocorreu através da aprovação do Projeto de Lei de autoria do Vereador Alessandro André Moreira Simas. O Projeto de Lei de Origem Legislativa Declara a Saíra-militar (Tangara cyanocephala) como a Ave Símbolo Ambiental do Município de Brusque e estabelece o dia 06 de outubro como o Dia Municipal das Aves. O Relator da matéria, Vereador Roberto Pedro Prudêncio Neto apresentou uma emenda ao texto original do Projeto que declara o Marreco como a ave símbolo representativa da cultura gastronômica do Município de Brusque. O Vereador Dejair Machado se absteve de votar ao Projeto, defendendo sua posição desde o princípio das discussões, lembrando que entende que o “Marreco” deveria ser a ave símbolo de Brusque pela importância que tem na cultura do brusquense. Dejair encerrou dizendo que respeitava a decisão da maioria e que estava se abstendo de votar por uma questão de posição.
O período de discussão ocupado pelos legisladores do município gerou preocupação entre os organizadores da eleição, mas a sensibilidade dos vereadores em compreender que o objetivo da campanha era promover um símbolo ambiental para o município que possa ser trabalhado em atividades de Educação Ambiental, e que, portanto o Marreco não poderia ocupar este “cargo”. Conforme ressaltou o Vereador Simas, desde o princípio nunca se deixou de reconhecer a importância também do Marreco na cultura do brusquense.
 
O Projeto de Lei nº 94/2009, que declara a Saíra - Militar (Tangara cyanocephala) como a Ave Símbolo Ambiental do Município de Brusque, declara o Marreco como a ave símbolo representativa da cultura gastronômica do Município de Brusque, e estabelece o dia 6 de outubro como o Dia Municipal das Aves, foi aprovada na Câmara de Vereadores, em 11 de dezembro de 2009.

Projeto de Lei 94/2009



Outras Imagens

  • tmp_avesimbolo/in(440x500)-39.jpg

    tmp_avesimbolo/in(600x450)-39.jpg http://
  • tmp_avesimbolo/in(440x500)-41.jpg

    tmp_avesimbolo/in(600x450)-41.jpg http://
  • tmp_avesimbolo/in(440x500)-42.jpg

    tmp_avesimbolo/in(600x450)-42.jpg http://
  • tmp_avesimbolo/in(440x500)-43.jpg

    tmp_avesimbolo/in(600x450)-43.jpg http://
  • tmp_avesimbolo/in(440x500)-44.jpg

    tmp_avesimbolo/in(600x450)-44.jpg http://

Outras Aves Símbolo
Entre em contato
com o COAVE
Associe-se ao
COAVE e acompanhe
nosso trabalho
Região turística do Vale Europeu - Santa Catarina - Brasil | By Vale da Web